Quer financiar um imóvel? Saiba o que é preciso

Por mais que seja o sonho de muitos, comprar um imóvel não é fácil. Requer dinheiro e, pelo menos, muito planejamento. E, com isso, muita gente não sabe por onde começar. Uma opção bastante buscada pelos brasileiros é o financiamento, uma alternativa para quem não tem dinheiro suficiente para fazer o pagamento à vista.

Atualmente, os bancos e as próprias construtoras têm ofertas diferenciadas, o que ajuda na hora da compra. A diferença entre um banco e outro está nas condições de pagamento, o que inclui as taxas de juros, a duração dos contratos e a porcentagem dos imóveis que pode ser financiado.

Passo a passo 

Após a escolha da melhor condição para seu bolso, o primeiro passo é ir até uma agência e conversar com o gerente para iniciar o processo que permitirá a liberação do crédito.

Para o processo, é necessário apresentar originais e cópias do RG e CPF, dos comprovantes de estado civil e de renda (extratos bancários, holerites e declaração de imposto de renda).

Para autônomos, a renda pode ser comprovada por meio do contrato de prestação de serviços, declaração do Imposto de Renda, declaração do sindicato da categoria ou recibo de recebimento por trabalhos prestados.

A partir da comprovação da renda do comprador, será indicado a sua capacidade de pagamento das prestações – lembrando que o valor delas não pode ser maior do que 30% da renda familiar bruta. É feito também uma análise cadastral, para verificar se os compradores constam em cadastros de inadimplentes, como o Serasa.

Se não houver problemas em nenhuma dessas etapas, o crédito é liberado com um período de validade que varia de acordo com o banco. Com isso, o banco, por meio de uma empresa especializada, avalia o imóvel a ser financiado para confirmar o seu valor. A partir disso, é elaborado o contrato – que será registrado em cartório.

Com o contrato assinado, o vendedor do imóvel é pago e o comprador começa a pagar as prestações mensais ao banco. A primeira parcela vence, normalmente, 30 dias após a assinatura do contrato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *