Economista explica quando é mais vantajoso alugar ou comprar um imóvel

Ter a casa própria é um sonho de grande parte dos brasileiros, só que dar esse passo exige muito planejamento para evitar que o orçamento da família fique comprometido.

Segundo o economista de Itapetininga (SP), Marcos Antônio Canhada, para quem está começando a vida, alugar uma casa é mais vantajoso. No entanto, é necessário começar a poupar um pouco de recurso para sair do aluguel.

“Comprar à vista é a melhor opção, porém quem está começando a vida não tem condições de comprar um imóvel à vista, então nesse momento vai recorrer ao aluguel. Porém é importante que essa pessoa comece a poupar um pouco de recurso, para que lá na frente, com disponibilidade de recurso, possa dar uma entrada ou até mesmo comprar à vista”, explica.

Ainda segundo o economista, para quem está começando a vida é melhor pagar um aluguel um pouco mais barato do que comprometer anos com uma prestação alta.

“O aluguel é mais rápido, você tem um contrato, precisa de um fiador e pronto. Já a tomada de decisão de comprar é sempre o mais difícil e é importante ver o quanto aquilo vai comprometer a renda do mês, pois geralmente são financiamentos de até 30 anos”, orienta.

Canhada diz ainda que antes de tomar qualquer decisão é necessário o planejamento.

“É muito importante que a pessoa faça uma poupança, muitos tem dificuldade em fazer um planejamento e acabam partindo para um financiamento e é obvio que com o financiamento terá juros e às vezes você acaba pagando mais que o dobro do valor financiado”, afirma.

Confira o resumo das dicas do especialista:

  • Planeje-se;
  • Faça uma poupança;
  • Poupe um pouco de recurso regularmente para uma futura entrada ou compra à vista;
  • Enquanto poupa, opte por imóveis com aluguel mais barato;
  • Comprar à vista é a melhor opção;
  • Em financiamentos, avalie com atenção quanto da renda é possível comprometer.
Economista Marcos Antônio Canhada afirma que é necessário ter planejamento antes de comprar ou alugar imóvel (Foto: Reprodução/TV TEM)

Economista Marcos Antônio Canhada afirma que é necessário ter planejamento antes de comprar ou alugar imóvel (Foto: Reprodução/TV TEM)

Fonte: G1 – Mercado Imobiliário do Interior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *