As 5 vantagens de eleger uma síndica

Fonte da imagem: pexels

Aproveitando o Outubro Rosa, vamos falar das vantagens de eleger uma mulher para cargos de liderança, como o de síndica.

 

Na Protest estamos acompanhando um momento de transição na administração de condomínios. Antes, o cargo de síndico era ocupado principalmente por homens, mas nos últimos anos isso vem mudando, cada vez mais as síndicas estão se tornando presentes, ou seja, à frente de cargos de administração de condomínios.

A escolha por mulheres em papéis administrativos e de liderança é cada vez maior. Aproveitando esse momento do Outubro Rosa, que incentiva o cuidado, escrevemos esse artigo com cinco características que tornam as mulheres ótimas gestoras.

Não é só no Brasil e nos condomínios que isso ocorre, segundo a Harvard Business Review, desde 1980 a quantidade de mulheres em cargos de gestão vem aumentando. Nos Estados Unidos, elas representam 47% de todos os gestores da área de imóveis.

Então, vamos ver como o toque feminino pode ajudar na gestão do seu condomínio?

 

Vantagem #1: Mulheres se comunicam melhor.

Mesmo não sendo uma responsabilidade direta, o síndico costuma ser responsável por resolver conflitos dos funcionários e muitas vezes até mesmo dos condôminos.

Um estudo da American Express demonstrou que mulheres gestoras têm uma comunicação melhor do que homens. De forma geral, as mulheres são melhores na hora de trabalhar em equipe e causam menos conflitos de ego.

Isso torna as síndicas mais competentes para apaziguar conflitos, sem envolver o lado pessoal em questões do condomínio, liderando pela capacidade de influência, e não através do poder e competição.

 

Vantagem #2: Elas são mais pacientes

Em um prédio, nem sempre todas as coisas podem ser resolvidas de um dia para o outro. Uma manutenção envolve várias visitas, uma obra pode demorar meses, e contratar um bom funcionário envolve um processo meticuloso para dar certo.

Na hora de administrar um condomínio, ser paciente é um requisito indispensável. Segundo a American Express, mulheres tomam menos decisões precipitadas, e são mais pacientes na hora de esperar por um resultado positivo.

 

Vantagem #3: Síndicas são mais investigativas e transparentes

Um estudo da The Gallup descobriu que gestoras são mais investigativas e transparentes, elas buscam sempre chegar ao fundo das questões e entender cada ponto do negócio quando ocupam uma posição de liderança.

Em um condomínio, isso significa que as síndicas vão verificar cada contrato de manutenção, seguro condominial, orçamentos e tudo o que foi deixado pela gestão anterior, buscando entender a saúde financeira do condomínio e se possível, fazer melhorias. Se o síndico anterior não fez um bom trabalho, eleger uma mulher pode promover uma verdadeira virada organizacional.

 

Vantagem #4: Elas são melhores com finanças

Um estudo da Catalyst, descobriu que mulheres são melhores investidoras e sabem gerenciar melhor o dinheiro. Nas 500 maiores empresas do mundo, as que contavam com uma maior porcentagem de liderança feminina tinham um retorno sobre o investimento 66% maior.

Valorização do patrimônio, taxas condominiais menores, melhores serviços contratados, um dinheirinho a mais no fundo de reserva, tudo isso pode acontecer no momento em que uma mulher ocupa o cargo de síndica.

 

Vantagem #5: Mulheres são mais preparadas

O mercado de trabalho está repleto de mulheres que levam muito a sério suas carreiras e habilidades, elas ficam na frente quando o assunto é competência. Em uma pesquisa feita pela Harvard Business Review, as gestoras superaram os homens em 12 de 16 competências medidas.

Para tentar entender o motivo dessa diferença, os pesquisadores se aprofundaram nas causas e descobriram que mulheres possuem a tendência de buscar novos conhecimentos e se desenvolver.

 

Mais diversidade

Sabemos que existem excelentes síndicos e excelentes síndicas, antes de ser um homem ou mulher em uma posição de gestão, o mais importante é que seja alguém honesto, competente e realmente compromissado com o bem-estar do condomínio.

A Protest acredita que um ambiente com mais diversidade é mais rico, por isso apoiamos as síndicas e a presença das mulheres no ambiente de trabalho e em todos os espaços da sociedade. Internamente, apostamos na diversidade para formar uma equipe forte e com várias competências diferentes.

Quer uma equipe competente e diversa te ajudando a administrar o seu condomínio? Conheça melhor a nossa empresa!

 

Conheça melhor a Protest

Quer ver mais conteúdo de qualidade sobre cotas condominiais e administração de condomínios? Nos siga no Facebook e Linkedin para trocarmos uma ideia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *