Como fazer a prestação de contas no seu condomínio

Veja como fazer a prestação de contas de uma maneira simples

Uma das responsabilidades do síndico é a prestação de contas que, de acordo com o artigo 1348 do Código Civil, deve ser apresentada ao condomínio uma vez ao ano (o que é feito na Assembleia Geral Ordinária – AGO) e em qualquer outra situação em que for exigida pelos condôminos. Esse dever costuma ser um problema para os síndicos iniciantes e para aqueles que não têm muita experiência em finanças.

De forma geral, fazer a prestação de contas condominiais não é nenhum bicho de sete cabeças. A Protest é especializada na administração de condomínios e fez esse artigo para tirar suas dúvidas sobre o assunto.

Como fazer uma prestação de contas simples

A prestação de contas nada mais é do que uma apresentação com todas as despesas e investimentos do condomínio ao longo do ano. A tarefa gira em torno de reunir e contabilizar documentos referentes aos gastos do prédio.

Confira a lista da Protest com os documentos necessários para prestar contas:

  • Orçamento – Deve ser apresentado o orçamento do ano anterior, mesmo que seja de uma gestão passada, comparando o que foi planejado e o que de fato aconteceu.
  • Relatório de despesas – Deve ser apresentado um relatório com todas as despesas do condomínio ao longo do período anterior.

As despesas podem ser divididas entre ordinárias e extraordinárias. Despesas ordinárias são as que sofrem pouca mudança de valor ao longo do ano (salários, seguros, etc). Já as extraordinárias são gastos que não foram previstos no orçamento (obras, manutenções corretivas, aumento de taxas).

  • Relatório de receita – Esse relatório tem o objetivo de demonstrar a receita (ganhos) do condomínio, que se traduz basicamente nas taxas condominiais cobradas. O documento deve englobar as cotas inadimplentes, multas por atraso, ganhos por aluguel de áreas comuns e qualquer outra fonte de receita do condomínio.
  • Balancete – O balancete resume os dois relatórios anteriores, juntando as receitas e despesas do condomínio e demonstrando o saldo mensal e o total que o condomínio tem em caixa.
  • Documentos, certificados e comprovantes – Todos os documentos, certificados e todo comprovante de que o condomínio está em dia com suas responsabilidades deve ser apresentado. Isso engloba: atestados de segurança do prédio (elevador, para-raios, brigada de incêndio, etc), pagamento prestadores de serviço (seguros, dedetização, administradoras, etc) e o pagamento dos funcionários e os tributos que incidem (FGTS, INSS, etc).

Com todos esses documentos em mãos, o síndico está pronto para prestar contas na assembleia,  informando aos condôminos sobre a situação financeira do prédio e a quitação de todas as responsabilidades.

Super dica Protest: aconselhamos que as informações sejam apresentadas em uma planilha de prestação de contas no Excel, Word ou Powerpoint, seguindo a ordem da lista desse artigo: primeiro o orçamento, depois relatório de despesas, receitas, balancete e por fim os documentos.

Viu? Apesar de ser uma tarefa minuciosa, não é exatamente um bicho de sete cabeças, e com um pouco de organização é possível fazer uma prestação de contas se tornar um verdadeiro sucesso na assembleia.

Personal Protest – Um aplicativo para a administração de condomínio que facilita a vida do síndico

Com mais de 40 anos de experiência, a Protest auxilia síndicos que têm dúvidas, que vão desde como administrar um condomínio de pequeno porte até qual a melhor forma de cobrar a inadimplência.

E com toda essa bagagem, decidimos aliar o que existe de melhor na gestão de dados do condomínio, com a inovação, desenvolvendo o Personal Protest: um aplicativo que pode ser acessado tanto pelos condôminos quanto pelos síndicos para verificar diversos documentos como: extratos, balancetes, atas, circulares, convenções e regulamentos.

O Personal Protest traz mais transparência para o condomínio, facilita a vida do síndico e torna muito mais segura a gestão de documentos e informações. Quer modernizar o seu condomínio junto com uma empresa que tem anos de tradição no mercado? Conheça nosso trabalho.

CONHEÇA O PERSONAL PROTEST

Quer ver mais conteúdo de qualidade sobre cotas condominiais e administração de condomínios? Nos siga no Facebook e Linkedin para trocarmos uma ideia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *