Como fazer a RAIS pela internet

Veja como preencher a RAIS pela internet e saiba como a tecnologia ajuda a resolver problemas no seu condomínio.

A RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) é uma declaração anual obrigatória para todos que tiveram um CNPJ ativo durante 2018. O prazo final de entrega das declarações para o ano-base 2018 ainda será definido no site oficial.  

O principal objetivo da declaração é realizar o controle da atividade trabalhista e também fornecer dados para a elaboração de estatísticas e informações sobre o trabalho no país. Para facilitar o envio, o preenchimento da RAIS é totalmente digital.

Para quem administra o condomínio e precisa se planejar, fizemos um passo a passo para que a administração fique em dia:

Passo #1: Preenchendo as informações

Na hora de preencher a RAIS, é necessário saber em que situação seu condomínio se encaixa para preencher a declaração de forma correta. Três situações são contempladas:

Declaração SEM vínculos empregatícios. Caso seu condomínio tenha passado o ano-base sem gerar nenhum vínculo, você deve preencher a declaração de RAIS negativa.

Declaração COM vínculos empregatícios. Essa é a situação que contempla a maior parte dos condomínios. Para fazer a declaração é preciso baixar o GDRAIS 2018 e usar as funções “Gravar Declaração” ou “Transmitir Declaração”.

Encerramento de atividades. Caso o seu condomínio tenha encerrado sua operação, você pode fazer a declaração através do GDRAIS 2018, informando a data de encerramento e desligamento dos colaboradores.

Para facilitar o preenchimento, é bom que você tenha em mãos alguns dados básicos sobre o condomínio e seus colaboradores:

  • CNPJ
  • Cidade onde o condomínio está localizado
  • Quantidade de colaboradores
  • CPF dos colaboradores
  • Cargos
  • Salários
  • Tipos de ligação com a empresa

Passo #2: Preenchendo anos anteriores

Caso o condomínio não tenha preenchido a RAIS nos anos anteriores, é possível usar o GDRAIS Genérico para informar qualquer ano entre 1976 e 2017. A transmissão deve ser feita através das funções “Gravar Declaração” ou “Transmitir Declaração”.

Passo #3: Certificado digital

Para transmitir o ano-base atual ou anos anteriores, condomínios que possuem mais de 11 vínculos empregatícios precisam transmitir a declaração utilizando um certificado digital válido.

Passo#4: Comprovando a entrega

Depois de preencher e transmitir as informações, um recibo da declaração estará disponível na opção “impressão de recibo de entrega” no site da RAIS. Com esse passo você tem certeza que preencheu e transmitiu a declaração de forma correta.

Lembrando que a lei estipula uma multa a partir de R$425,64 com acréscimos de R$ 106,50 por bimestre de atraso. Por isso é aconselhável imprimir o comprovante de entrega, que vai garantir o cumprimento dos deveres fiscais.  

Soluções digitais: facilitando a nossa vida

Os novos formatos de fiscalização digital são um jeito de o governo facilitar a vida das organizações e do cidadão. Assim, é possível cumprir diversas obrigações pela internet, sem precisar sair de casa.

Já imaginou se, além das declarações e tributações, você pudesse acessar, preencher e compartilhar informações sobre a vida financeira do seu condomínio?

Na Protest, acreditamos que todas as soluções devem ter um objetivo em comum: tornar a administração de condomínios mais eficiente. Em nosso site, por exemplo, temos o Personal Protest, uma área de acesso exclusiva aos nossos clientes.

Por meio dos nossos serviços de administração profissional, é possível acessar documentos como  extratos, balancetes, atas, circulares, convenção e regulamentos, além de fazer reservas de áreas comuns, registrar reclamações e compartilhar informações.

Quer conhecer mais sobre como melhorar a eficácia e organização da administração do seu condomínio, com serviços profissionais?

Conheça o Personal Protest!

Ainda precisa de uma ajuda com a RAIS? Clique aqui para acessar o manual oficial.

E se você quiser ver mais conteúdo de qualidade sobre administração de condomínios, siga-nos em nossas redes sociais Facebook e Linkedin para ter mais informações e trocarmos uma ideia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *