Contratar funcionários para o condomínio: como fazer?

Um dos grandes desafios da administração de condomínios é a contratação de colaboradores. Siga nosso passo a passo, contrate de forma acertada e diga adeus às dores de cabeça.

Uma das tarefas de maior responsabilidade na administração de condomínios é a contratação de funcionários. E muitos síndicos não se sentem confortáveis com essa atribuição.

Para que você contrate colaboradores sem ter que passar por problemas desnecessários, veja o passo a passo que a Protest fez para facilitar o processo.

Como contratar funcionários para condomínios

Conforme o artigo 1.348 do Código Civil, uma das atribuições do síndico é “diligenciar a conservação e a guarda das partes comuns e zelar pela prestação dos serviços que interessem aos possuidores”, ou seja, a contratação de funcionários e supervisão do trabalho que está sendo prestado ao condomínio é papel de quem faz a administração do condomínio.

Essa tarefa causa desconforto porque fazer uma boa seleção é trabalhoso e envolve muitas escolhas. Isso leva tempo e os resultados de uma má decisão não são fáceis de lidar. Imagine, por exemplo, o quanto um funcionário que não se compromete com o bem-estar de todos pode gerar insatisfação nos condôminos e outras polêmicas a partir disso.

Passo a passo simplificado para contratação de colaboradores:

  1. Trace os detalhes da vaga. Para começar o processo é necessário estabelecer os detalhes da vaga. A vaga é para porteiro, zelador, segurança ou outra função? Leve em consideração o salário, os benefícios, o horário de trabalho e as responsabilidades do colaborador. Descreva muito bem, não deixe brechas.
  2. Pense no profissional ideal. Agora é preciso entender melhor o profissional que você quer contratar. Pense na sua personalidade, habilidades e competências que serão exigidas. É como se você fosse realmente uma empresa.
  3. Divulgue a vaga. É importante atingir um bom número de pessoas. Para fazer a divulgação, converse com os condôminos, amigos, familiares, pesquise por sites, grupos em redes sociais e centros de vagas que podem divulgar gratuitamente a vaga. Dê preferência a indicações de pessoas que você já conhece.
  4. Prepare a entrevista. Uma vez que você tiver uma quantidade de candidatos, escolha um local confortável e horários adequados na sua agenda para fazer as entrevistas. Para te ajudar nas perguntas, indicamos um artigo da Exame com 50 perguntas para fazer em uma entrevista de emprego.
  5. Peça referências. Uma vez que você achou um profissional interessante, peça o contato de ex-chefes e ex-colegas de trabalho para ter referências, tirar dúvidas e confirmar informações que foram passadas na entrevista.
  6. Não tenha pressa. É importante entender que o objetivo é contratar um bom funcionário e não “qualquer funcionário”. Por isso, faça entrevistas até achar um profissional que está próximo do perfil ideal, não contrate por urgência de preencher a vaga.
  7. Não demore para dar uma resposta. Caso você tenha encontrado um profissional interessante, não demore para dar uma resposta positiva, ele pode acabar sendo contratado por outra empresa.
  8. Dê uma resposta para todos os candidatos. Quando você fechar a contratação, dê uma resposta para todos os candidatos que participaram do processo. Não é necessário fazer um feedback aprofundado, simplesmente informe que a vaga foi preenchida e que vai lembrar deles para oportunidades futuras.
  9. Em frente para os documentos! Uma vez finalizado o processo, agora é só seguir as burocracias de contratação e dar as boas-vindas ao novo funcionário!

Procure pelos melhores profissionais na administração de condomínios

Os colaboradores do condomínio são muito importantes para que o seu trabalho como síndico dê certo. Fazer tudo sozinho em um condomínio é muito difícil.

Quem é síndico ou conselheiro sabe o que significa perder horas do seu dia resolvendo conflitos, cumprindo atribuições e organizando as demandas do prédio. Contar com uma equipe qualificada e experiente pode fazer toda a diferença.

Além de contar com quem vai ajudar em questões práticas do condomínio, também é muito importante contar com profissionais que ajudem na resolução de pendências administrativas, burocráticas e legais.

Na Protest, oferecemos uma administração profissional completa, incluindo a assessoria de pessoal, ajudando em contratações rápidas, seguras e de qualidade. Ter uma equipe profissional para auxiliar nessas tarefas é o ideal para economizar tempo.

Profissionalize sua gestão. Entre em contato e descubra como podemos te ajudar.

Quero ajuda profissional

Quer ver mais conteúdo de qualidade sobre administração de condomínios? Siga-nos em nossas redes sociais Facebook e Linkedin para ter mais informações e trocarmos uma ideia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *