Por que seu condomínio precisa de um seguro

Entenda melhor sobre o seguro obrigatório e a sua importância.

Uma questão muito importante em condomínios é a segurança. Queremos que o espaço em que vivemos e o nosso patrimônio esteja seguro. Por isso, estar prevenido contra imprevistos é essencial para ter tranquilidade.

Os seguros de condomínio são assuntos que não costumam ser discutidos. No geral, porque não se cogita situações em que serão necessários, mas informar-se sobre o assunto é primordial caso algo venha de fato a acontecer.

A importância do seguro obrigatório

É preciso entender que o seguro de condomínio é obrigatório, conforme Artigo 1.346 do Código Civil. Ou seja, toda edificação precisa ter um seguro que cobre sinistros como incêndios, danos parciais e/ou totais.

Mesmo com a lei, muitos ainda pensam que o seguro é um “custo a mais” e deixam de cumprir a obrigação. Casos como o do Museu Nacional, que pegou fogo em 2018, servem como um exemplo mais grave que poderia ter sido atenuado se o prédio fosse segurado.

O descaso com questões de segurança é preocupante: em cinco anos, a quantidade de incêndios causados por curto-circuito duplicaram no paísnúmero que poderia ter sido bem menor caso uma boa manutenção fosse feita.

Sem a cobertura correta, um incêndio ou qualquer outro tipo de sinistro pode causar prejuízos financeiros enormes, destruindo o patrimônio que pode ter sido resultado do esforço de uma vida inteira.

Os seguros que seu condomínio precisa

Existem dois seguros que são necessários para o seu condomínio. O primeiro é o obrigatório, chamado nas seguradoras de “plano básico” ou “plano simples”, cobrindo apenas a área comum. O segundo é o seguro da unidade, que resguarda o patrimônio de cada condômino.

O seguro exigido por lei é o seguro “plano básico”, que deve ser contratado pelo síndico. Já os seguros de unidade são opcionais. Idealmente, cada condômino deve fazer um seguro da unidade para evitar perdas patrimoniais.

Para entender melhor como esses dois tipos de seguros funcionam e em que casos eles podem ser ativados, leia nosso post que aprofunda melhor o assunto.

Seja na hora de contratar o seguro básico ou o seguro da unidade, o melhor é fazer um estudo breve das coberturas oferecidas pela apólice de cada seguradora, os sinistros cobertos e os valores envolvidos, para você decidir qual atende melhor a sua necessidade.

O seguro condominial da Protest

Na Protest, sabemos que um condomínio, além de ser um lugar onde as pessoas moram – é um espaço que precisa ser bem administrado, tratado com cuidado e protegido.

Pensando em facilitar a vida de quem administra e mora em um condomínio, além dos diversos serviços e diferenciais que oferecemos, também trabalhamos com os melhores seguros do mercado.

Em parceria com três das melhores seguradoras, desenvolvemos propostas personalizadas para atender exatamente a necessidade do seu condomínio.

Quer dormir tranquilo, sabendo que seu condomínio e todos que nele estão têm segurança de verdade? Conheça melhor os nossos seguros:

Conheça os seguros da Protest

E se você quiser ver mais conteúdos informativos sobre administração de condomínios, siga-nos em nossas redes sociais Facebook e Linkedin para ter mais informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *