Leilão de imóveis

Participar de um leilão de imóveis pode parecer uma situação improvável, algo que apenas acontece em filmes. No entanto, esse cenário está mais perto da realidade do que parece, e deve ser uma oportunidade a ser considerada por quem deseja realizar o sonho da casa própria. A seguir, vamos analisar as vantagens e desvantagens de comprar um imóvel leiloado.

Um dos principais pontos positivos desse tipo de compra é a possibilidade de preço baixo em relação ao mercado, justamente o que muitas pessoas desejam ao buscar um novo lar. Em leilões, é possível encontrar propriedades com descontos acima de 20% dos valores usuais.

E não pense que o mercado de leilões está em baixa, pelo contrário: a oferta apenas cresce em nosso país. Isso se dá por conta do mutuário inadimplente, ou seja, aquela pessoa que solicitou um empréstimo, deixou sua propriedade como garantia e não conseguiu manter o pagamento das prestações em dia. Como a legislação é bastante severa nesses casos, muitos patrimônios acabam indo para leilões extrajudiciais e terminam na mão do comprador que dá o maior lance.

Entretanto, uma desvantagem em obter imóveis que ainda não foram desocupados (como é o caso de mais de 90% das propriedades que vão a leilão) é a alta probabilidade do antigo proprietário entrar com recursos judiciais. Se isso acontecer, o comprador pode ter que aguardar meses ou até anos para que o processo seja finalizado e o antigo proprietário seja despejado. Logo, caso você queira se mudar em breve, é preferível optar pela compra de um imóvel desocupado. Apenas tenha em mente que, se essa for a circunstância, os valores podem não ser tão rentáveis quanto você procura.

Outro aspecto que pode ser considerado como um ponto negativo ao arrematar imóveis em leilões é a quantidade de esforço e horas gastas neste processo. Para garantir um bom negócio, é realmente necessário se ater a uma série de precauções. Essas vão desde cuidados prévios, como inspeção da propriedade e de suas eventuais dívidas, até o momento do leilão, em que é necessário saber o seu lance máximo e não se deixar levar pela emoção.

Em todos os casos, é altamente recomendada a contratação de um advogado profissional para acompanhamento em compra de imóveis, especialmente em cenários de leilão. Portanto, entenda que essa é uma oportunidade do seu sonho se tornar realidade! Quem sabe você não poderá estar levando um imóvel pelo lance mais alto em um futuro próximo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *