MANUTENÇÃO PREDIAL

Ao passar do tempo os edifícios se depreciam, envelhecem e seus recursos podem perder a funcionalidade. Exatamente por isso a manutenção predial é uma ação fundamental para manter o prédio funcionando perfeitamente conforme ele envelhece.

Prédios novos geralmente já possuem planos de manutenção preventiva no manual do proprietário. Esse plano deve ser seguido regradamente e verificações devem ser realizadas para conferir se os planos seguidos estão realmente funcionando da melhor forma.

A manutenção preventiva, como o próprio nome diz, é a melhor forma de prevenir possíveis problemas de funcionamento das dependências condominiais, portanto o síndico deve estar atento aos itens como: manutenção em elevadores, bombas hidráulicas, sistema de para-raios, higienização de reservatórios, recarga de extintores, entre outros.

Ainda existem as manutenções que não são obrigatórias e que geralmente, acabam sendo feitas de acordo com a necessidade do condomínio. É importante que o síndico visualize a melhor forma de evitar futuros prejuízos se inteirando também dessas manutenções não obrigatórias.

As manutenções preventivas são muito mais econômicas do que as chamadas manutenções corretivas, afinal é mais fácil manter o bom funcionamento do condomínio do que corrigir alguma falha emergencialmente. Pode parecer o oposto mas mantendo as manutenções preventivas dentro da previsão orçamentária do condomínio o custo é bem menor, gastos não programados sempre acabam tendo um custo maior.

Os síndicos devem considerar todas as dependências do condomínio. Muitas vezes, preocupados com o que fica exposto ao público, administradores focam nas áreas de alta circulação e deixam de lado áreas sem acesso ao público, o que pode ficar mais caro em caso de mau funcionamento e reparo emergencial.

É fundamental que o síndico, além de ficar atento a todas as manutenções preventivas obrigatórias e não obrigatórias, também busque uma orientação de qualidade na hora de fazer o seu plano de manutenções preventivas e verificações do funcionamento do plano. O ideal é que seja um profissional especializado na área. É importante saber como e quando as manutenções devem ser realizadas, uma forma de resguardar o síndico de eventuais surpresas e o próprio condomínio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *