Sustentabilidade nos Condomínios

O movimento verde veio para ficar, cada vez mais os condomínios investem em sustentabilidade visando, não só uma redução no uso de recursos ambientais, mas também a economia que adotar medidas sustentáveis pode gerar ao bolso dos condôminos. O grande questionamento é como começar a introduzir os hábitos de sustentabilidade dentro do condomínio. A primeira coisa que deve ser feita é buscar e analisar como funciona a utilização de recursos por parte dos condôminos. O edifício tem histórico de desperdício de água? Como são os hábitos de utilização de energia e como funciona o descarte de lixo por parte dos moradores?

A partir desses dados, o síndico já pode começar a elaborar um plano de ações sustentáveis, caso não exista histórico de medidas adotadas para a economia de recursos ambientais, o primeiro passo prático pode ser conscientizar condôminos e funcionários a respeito da importância dos hábitos verdes. Pode-se, por exemplo, utilizar cartazes virtuais ou físicos para ressaltar a importância de poupar energia e água. Outra ação interessante é estimular, caso não exista ainda, o processo de coleta seletiva, que já é algo utilizado em diversos condomínios residenciais ou comerciais.

Após a conscientização dos residentes, o síndico pode implementar algumas ações de baixo custo para incentivar a sustentabilidade, como a captação de água da chuva e a troca de peças sanitárias, o que também pode gerar uma economia nas contas de água do condomínio. Além disso, é importante para poupar energia que seja feito o uso de lâmpadas de led, que gastam menos energia, ou temporizadores, para que as luzes se apaguem automaticamente quando não forem mais necessárias. Outra medida que pode ser interessante é a captação de luz solar, recurso que já é utilizado em alguns estabelecimentos com o objetivo de economizar e manter uma energia mais limpa.

Caso o orçamento do condomínio impeça a implementação de algumas dessas medidas, a opção mais simples ainda é a coleta seletiva e algumas outras ações de descarte de resíduos que podem ser pesquisadas pelo síndico. As iniciativas verdes que visam dar o descarte correto ao lixo costumam ser de baixo, ou nenhum custo, e já são realidade em diversos condomínios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *