Desburocratizando a compra e venda de imóvel

Todos os indivíduos têm direito à propriedade privada, então compra e venda de imóveis podem ser de interesse também para leigos. Como muitas pessoas não possuem amplo conhecimento sobre o mercado imobiliário, a Protest desburocratiza esse processo!

A princípio, é um esquema simples. O contrato ocorre entre um vendedor, ao qual o imóvel pertence, e um comprador, que pretende comprar o bem em questão.

Para as duas partes estarem em sintonia, deve haver um compromisso de compra e venda. Nesse documento, deverá constar alguns dados importantes de serem registrados para o futuro. Entre eles, estão a qualificação das partes, o preço, a forma de pagamento (especificando se será à vista ou parcelado) e as condições gerais do contrato.

Quando o contrato estiver acertado entre comprador e vendedor, este deve apresentar todas as certidões negativas referentes ao imóvel e as certidões de “nada consta”, de modo a comprovar a inexistência de ônus sobre o bem.

Apenas depois da exibição desses documentos, o contrato pode ser assinado pelas partes envolvidas!

Para a formalização do processo, o negócio pode ser realizado através de instrumento particular ou de escritura pública, em ambos os casos devendo ser registrados após a assinatura visando garantir a segurança entre as partes e efeitos para terceiros.

É importante destacarmos que a explicação do passo a passo da compra e venda de imóveis é com o intuito de levar esse entendimento ao grande público. Mesmo com noção do processo, é essencial a contratação de um profissional capacitado para o fechamento do acordo. Assim, você poderá obter todo o auxílio necessário nos trâmites do negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *