Horas extras em condomínios

No seu condomínio, os funcionários trabalham apenas durante a carga horária definida?

Sabemos que, em alguns casos, os profissionais acabam encarregados de demandas por mais tempo do que deveriam. Para cobrir a folga do colega, realizar limpeza após evento ou ajudar em uma emergência, por exemplo.

A prática de horas extras é completamente normal, desde que siga algumas regras! A PROTEST explica tudo o que você precisa saber para oferecer as condições certas de trabalho aos funcionários do condomínio.

O ponto mais importante é saber que devem receber a mais pela carga horária extra exercida, assim como qualquer outro profissional. Além disso, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) exige que o valor recebido pelo funcionário do condomínio por cada hora extra seja pelo menos 50% superior à da hora normal.

Ou seja, se o trabalhador recebe 10 reais por hora, deve ganhar no mínimo 15 reais em uma hora extra. Se você não sabe o valor da hora normal, é só seguir a fórmula para descobrir: valor do salário mensal dividido pelo número de dias que trabalha por mês dividido pelo número de horas que trabalha por dia.

Para os contratantes, vale o cuidado de mais uma regulamentação, desta vez sobre o período de descanso. Entre duas jornadas de trabalho, o funcionário do condomínio deve ter no mínimo 11 horas de folga. Logo, tenha isso em mente ao combinar as horas extras com seus colaboradores.

Aliás, é uma boa prática fazer o acerto de horas extras com o máximo de antecedência possível! Dessa forma, o funcionário poderá checar sua disponibilidade, dando tempo suficiente para abordar outras opções caso sua resposta seja negativa. É importante ressaltar que ficar mais tempo do que o devido no trabalho não é uma obrigação do profissional, e sim uma escolha.

A nossa Dica PRO para os condomínios que têm muitos gastos em horas extras é investir em auxiliares temporários. Além de poder ser mais barato, essa prática evita a sobrecarga dos funcionários do condomínio.

Para recomendações na administração do seu condomínio, especialmente como essas que contam com leis regulamentadoras sobre o direito dos empregados, a PROTEST está aqui para te auxiliar! Tenha uma gestão PRO, entre em contato e converse diretamente com nossos profissionais.

ENTRAR EM CONTATO COM A PROTEST

Quer ver mais conteúdo de qualidade sobre as novas demandas do mercado e administração de condomínios? Nos siga no Instagram, Facebook e LinkedIn para trocarmos uma ideia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *