Assim como administrar uma empresa, administração um condomínio requer conhecimento profissional. Principalmente em áreas como:
Mas, deve-se considerar uma diferença importante nessa comparação. A administração de condomínios apresenta seus próprios aspectos financeiros, fiscais, trabalhistas, previdenciários, contábeis, administrativos e sociais. Tem como propósito valorizar e manter a propriedade condominial. Além disso, exige do síndico habilidade e empatia para manter a harmonia e bem-estar entre condôminos. Os conflitos são inevitáveis no complexo de condomínios. De fato, saber fazê-la de forma eficiente e profissional, ajudará seu condomínio a ter melhores resultados e proporcionar o bem estar de todos.
Administradoras de condomínios são empresas especializadas em administração condominial. Dão suporte ao síndico no seu dia a dia nas áreas administrativas, financeira, fiscal e operacional. Elas possuem expertise nas demandas da gestão condominial. Além disso, têm profissionais especializados nessa área. Pode ser uma administradora de condomínios residenciais, comerciais ou fazer a administração de bens. Ela não substitui o síndico nem está acima dele.
Os serviços da administradora pode chegar até 200 atividades na administração de condomínios. Por exemplo:
Nele você verá que ela deve ter autorização para operar no mercado de administração condominial e que é recomendado que ela seja certificada.
O síndico é o administrador responsável para representar o condomínio (judicialmente ou não). Ademais, deve ser eleito em assembleia geral e seu mandato pode ser exercido por até dois anos. De maneira geral, existem dois tipos de síndico:
Qualquer que seja o tipo de síndico, sua função é administrar um condomínio e resolver os conflitos de relacionamento que ocorrem no dia a dia. Portanto, este último é, sem dúvida, uma das maiores dores de cabeça para qualquer síndico. Além disso, a administração de condomínios é uma atividade que vai além de atribuições administrativas financeiras ou operacionais, ela exige habilidade para lidar com pessoas e mediar conflitos. Ademais, dentro de um complexo de condomínio existem regras e, além disso, existe lei que regula as funções, responsabilidades, direitos e deveres na administração de condomínios. Falaremos mais a frente sobre legislação de condomínios.
Clique aqui e entre em contato conosco.
Quer ver mais do nosso conteúdo? Nos siga no Instagram, Facebook e LinkedIn