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Tecnologia no mercado imobiliário: o que pode mudar?

Tecnologia no mercado imobiliário: o que pode mudar?

O assunto tecnologia no mercado imobiliário não é novo, mas segue em constante desenvolvimento. É importante entender como as mudanças no cenário econômico e social, tanto no Brasil quanto no mundo, se conectam com as evoluções tecnológicas e impactam o mercado imobiliário.

Para você, que se interessa por tecnologia e inovação no mercado imobiliário, preparamos um panorama geral sobre o tema.

Tecnologia e inovação:

O ano de 2024 está apenas começando e as notícias de tecnologias inovadoras já estão bombando.

Tem o ChatGPT, o chatbot que usa Inteligência Artificial e está ameaçando o Google; a expansão do metaverso com evolução significativa nos avatares e os fortes avanços na impressão 3D.

Com tantas tecnologias inovadoras, o mercado imobiliário precisará entender como aplicar o melhor do mundo digital e físico numa jornada de experiência única.

Os desafios do mercado imobiliário:

2024 também começa mostrando o impacto global de eventos como a pandemia de COVID-19, a Guerra da Rússia e a recessão de países importantes para o comércio internacional.

No cenário nacional, os desafios também são muitos e se somam às questões da economia mundial.

Para o mercado imobiliário, significa operar em um cenário de alta da inflação gerando dificuldade econômica para muitas famílias, taxas de juros menos interessantes e um clima geral de instabilidade.

Apesar das más notícias, também há bastante otimismo na recuperação econômica pós-pandemia e nas novas possibilidades que a tecnologia cria.

Qual o papel da tecnologia?

Nesse contexto, a tecnologia imobiliária tem um papel importante de aumentar a eficiência operacional dos profissionais.

Isto é, otimizar processos para que corretores e corretoras tenham tempo para o que realmente importa: criar relacionamento e conexão com clientes.

O mercado imobiliário já oferece uma série de soluções:

  • Para otimizar processos:

corretores já podem contar com blockchain na assinatura de contratos digitais;

  • Para ganhar eficiência:

Com tours virtuais 360º clientes fazem uma pré-seleção dos imóveis, de casa, e economizam tempo em visitas;

Para criar novas oportunidades de negócio: mais do que nunca, as decisões precisam ser tomadas com base em dados.

Por isso, ferramentas que oferecem insights de inteligência de mercado são tão valiosas.

Para evoluir a experiência na jornada de compra: softwares completos para corretores e imobiliárias que cuidam da jornada de ponta a ponta: da captação e nutrição de leads, passando por opções de seguro e até assinatura de contratos.

Além disso, para melhorar a experiência do cliente sem ter que visitar pessoalmente o imóvel: o uso de drones facilita na criação de imagens aéreas que dão boa visão de casas, apartamentos e terrenos.

O que esperar da tecnologia no mercado imobiliário?

A era phygital chegou para ficar e trará, cada vez mais, a emergência de proptechs e empresas imobiliárias de um modo geral trabalharem tecnologias importantes como ChatGPD, realidade aumentada, blockchain e muito mais.

Ademais, com tantas alternativas, ferramentas e caminhos, cabe aos profissionais imobiliários entenderem como vão utilizar essas tecnologias inovadoras para potencializarem seu trabalho.

Afinal, não é necessário fazer tudo e estar em todo lugar ao mesmo tempo.

Além disso, as necessidades da sua empresa e do seu cliente vão te guiar sobre quais tecnologias você deve adotar para, de 2024 em diante, estar preparado para fechar negócios e oferecer uma ótima experiência.

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